Como Ler um Pneu
Num pneu existem vários caracteres escritos, no entanto o que a maioria sabe ver são apenas as medidas.
Nesta página pode encontrar informações que o ajudarão a ler melhor um pneu.
Cada número na imagem acima corresponde às seguintes informações:
- Marca do fabricante
- Modelo do pneu
- Características de dimensões e construção (pode ver mais informações sobre como ler esta informação mais abaixo nesta página)
- Índice de carga e código de velocidade (pode encontrar uma tabela de índices em documentos)
- Pneu sem câmara (Tubeless) ou com câmara (Tubetype)
- Indicadores de desgaste TWI (Tread Wear Indicators), servem para determinar o momento em que se deve trocar o pneu
- País de fabricação
- Matrícula DOT (Department Of Transportation), indica estabelecimento de produção, tipo de pneu e período de fabricação
- Dados da estrutura do pneu
- Símbolo de certificação do INMETRO
- Carga e pressão máximas
- Site do produto
Como ler os dados de dimensão e construção de um pneu:
Outras informações técnicas
Altura da secção (H): a metade da diferença entre o diâmetro geral e o diâmetro nominal do aro
Largura da secção (S): a distância linear entre as partes externas das laterais de um pneu cheio, excluindo as elevações causadas pelas marcas, decorações, fitas ou aparatos de protecção
Largura da secção nominal: a largura da secção de um pneu cheio, colocado em seu aro; tal valor está indicado na descrição das dimensões do pneu (ex: 205/55R16 - largura nominal = 205 milímetros)
Largura do aro (L): a distância linear entre os flanges do aro, medida internamente
Diâmetro do aro (d): o diâmetro medido entre os assentos dos talões
Diâmetro interno (DI): o diâmetro medido internamente no pneu, talão a talão, substancialmente igual ao diâmetro nominal do aro medido na zona de apoio dos talões
Diâmetro externo (DE): o diâmetro de um pneu cheio, montado no aro e sem carga
Raio estático sobre carga (Rest): distância entre o centro da roda e o solo, com o pneu sob carga
Circunferência de rodagem (CR): a distância coberta em uma volta completa da roda com tração sob as condições de carga e pressão indicadas na tabela
Além disso, podemos encontrar letras referentes a características especiais, como no caso de TL tubeless, M + S de pneus e neve, RF para cargas excepcionais ou RFT para “run flat”.
Data de produção do pneu
Sob esta primeira codificação, segue-se a seguir ao “DOT”, o código de fábrica, a dimensão e a data de produção do pneu, um conjunto de quatro números, sendo o primeiro para indicar a semana e o segundo o ano. Por exemplo, “2614” indica a semana 26 de 2014.
Não há relação direta entre a data de produção (DOT) e a vida útil de um pneu.
Portanto, a data de produção de um pneu não afeta o seu desempenho, não influencia a vida útil e nem compromete a qualidade. Desde que sejam devidamente embalados e armazenados antes da entrega, a vida útil de um pneu termina quando o limite de profundidade de 1,6 mm é atingido.